• C.N.O.T em Destaque

Lesão Condral ( cartilagem )

A cartilagem articular é a estrutura que reveste as articulações , tendo como principal função reduzir o atrito entre os ossos durante o movimento. Essa estrutura é composta basicamente por água e colágeno do tipo II .

A lesão traumática da cartilagem leva a um defeito condral que pode se situar basicamente nos côndilos femorais, na patela ou na tíbia. Esse trauma pode ser único ( trauma intenso agudo ) ou repetitivo através de microtraumas de repetição ( exercícios físicos , sobrepeso ).



Quais são os sintomas de uma lesão condral ? Como fazer o diagnostico ?

As lesões da cartilagem causam dor a certos movimentos , dependendo da localização e tamanho da lesão , inchaço e limitação a atividades físicas. Pode ocorrer também uma sensação de bloqueio do joelho devido ao fragmento de cartilagem que pode estar “solto" dentro da articulação.

Através de exames de imagem é possível se determinar a localização da lesão , seu tamanho e lesões associadas.


Qual o Tratamento ?

Pacientes de alta demanda , jovens ou adulto jovens e que pratiquem atividade esportiva podem se beneficiar do tratamento cirúrgico , uma vez que a prática de esportes com uma lesão condral importante do joelho pode levar a evolução dessa lesão e a osteoartrose do joelho .

O tratamento cirúrgico vai se basear na localização , tamanho e profundidade da lesão , assim como na idade e demanda física do paciente .

Pacientes de baixa demanda e pouco sintomáticos podem se beneficiar do tratamento não cirúrgico , através de reabilitação e fisioterapia para melhora do padrão muscular, medicamentos ( colágeno , viscossuplementação ) e mudança de atividades esportivas e alguns hábitos de vida.



O tratamento cirúrgico é realizado na maioria das vezes através de técnica artroscópica sendo dividido em :

1- Microfratura : pequenos “furos" feitos no osso subcondral ( abaixo da cartilagem ) para estimular o organismo a produzir um tecido semelhante a cartilagem articular.

2- Microfratura associada a membrana ( AMIC ) : microfratura sendo recoberta por membrana para conter dentro da área da lesão células com potencial alto de cicatrização.

3- Mosaicoplastia : transferência de um plug osteocondral de uma área doadora ( não carga ) para a lesão.



157 visualizações

Posts recentes

Ver tudo