• C.N.O.T em Destaque

Lesão Meniscal

Os meniscos são estruturas fibro-cartilaginosas que situam-se entre o fêmur e a tíbia na articulação do joelho, atuando com diversas funções sendo as principais o amortecimento de cargas e transmissão de forças através da articulação do joelho. O menisco medial ( interno ) é mais fixo e em formato da letra C e o menisco lateral ( externo ) é mais móvel e em formato mais parecido com a letra O .



Como ocorrem as lesões meniscais ? Quais os sintomas ?

As lesões meniscais podem ser divididas em traumáticas e degenerativas.

As lesões traumáticas são ocasionados por um trauma ( entorse ) do joelho em atividades esportivas ou até mesmo em atividades da vida diária, enquanto que as lesões degenerativas ocorrem ao longo da vida e são causadas por microtraumas de repetição.


Os sintomas principais são : dor localizada geralmente nas interlinhas medial e lateral do joelho , inchaço ocasional , limitação a atividades físicas , sensação de falseio e até mesmo limitação a movimentação do joelho quando um fragmento meniscal se desloca dentro da articulação ( bloqueio articular ).




Como se faz o diagnóstico de uma lesão meniscal ?

Através de uma anamnese ( história clínica ) detalhada, exame físico especifico e exames de imagem podemos diagnosticar o tipo de lesão e propor um tratamento.




Qual o melhor tratamento ?

O tratamento deve ser individualizado baseado nos sintomas do paciente , grau de limitação , idade e tipo de lesão .

Lesões degenerativas em pacientes de baixa demanda devem ser tratadas inicialmente de forma não cirúrgica , através de repouso relativo , uso de apoio ( muletas ) para deambulação , medicamentos para alívio da dor , gelo e fisioterapia . Muitas vezes ocorre uma cicatrização total ou parcial dessas lesões devolvendo ao paciente sua qualidade de vida. Nos casos em que a lesão não cicatrize o tratamento cirúrgico pode ser proposto.


Já nas lesões traumáticas em pacientes mais ativos o tratamento cirúrgico através da meniscectomia parcial ou sutura do menisco deverá ser instituído . A meniscectomia parcial consiste em retirar através de uma artroscopia ( cirurgia pouco invasiva ) o fragmento do menisco que encontra-se rompido . Já a sutura dos meniscos consiste no reparo dessa estrutura a fim de se obter sua cicatrização com o objetivo de manter uma de suas principais funções : a proteção da cartilagem articular , dessa maneira retardando e até mesmo evitando o desenvolvimento da osteoartrose do joelho .




11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo