• C.N.O.T em Destaque

Reconstrução do LCA

A cirurgia de reconstrução do LCA está indicada para atletas que sofreram ruptura desse ligamento e querem manter a prática esportiva e indivíduos que sofreram algum entorse do joelho e apresentam instabilidade ( falseio ) em atividades de vida diária . Ela é feita através da artroscopia ( minimamente invasiva ) do joelho.


Qual enxerto utilizar ?

Existem as seguintes opções de enxerto para substituir o ligamento rompido:

- Enxerto do 1/3 central do tendão patelar

- Enxerto dos tendões flexores ( grácil e semitendíneo )

- Enxerto do tendão do quadríceps

- Enxerto de banco de tecidos ( pouco utilizado em nosso meio )

Os mais utilizados na nossa prática são os flexores e o tendão patelar , cada um com suas particularidades . A escolha do enxerto vai ser feita levando-se em conta o perfil do paciente , idade, sexo, tipo de esporte e condição do joelho no momento da cirurgia .


Enxerto do 1/3 central do tendão patelar

Enxerto dos tesões flexores



Como é o procedimento cirúrgico ?

A cirurgia inicia-se através de uma incisão para retirada do enxerto escolhido. Esse enxerto será preparado para substituir o LCA rompido.


Depois inicia-se a artroscopia ( técnica pouco invasiva ) para diagnostico e tratamento de possíveis lesões associadas ( sutura do menisco , lesão de cartilagem ). Prepara-se o local anatômico das inserções originais do LCA rompido e através de túneis ósseos o enxerto é colocada no local do LCA original rompido.


Esse enxerto é fixado através de implantes apropriados ( endobutton , parafusos absorvíveis ) , certificando-se que o local e qualidade da fixação estão adequados .

As incisões são fechadas ( sutura ) e o curativo é aplicado sobre o joelho.


Incisão de aproximadamente 3 cm para retirada do enxerto de tendões flexores .

Enxerto de flexores em posição anatômica e fixados com parafusos de interferência absorvíveis .

83 visualizações

Posts recentes

Ver tudo