Luxação da patela / Instabilidade patelar
- C.N.O.T em Destaque
- 6 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
A patela articula-se com o femur durante o movimento de flexo-extensão do joelho e é mantida congruente a tróclea femoral por um complexo sistema de ligamentos , músculos e a arquitetura óssea.
Quando um paciente apresenta qualquer episódio de deslocamento da patela de origem traumática estamos frente a um episódio de luxação ( deslocamento verdadeiro ) da patela. Como todo episódio de luxação articular o paciente refere dor intensa e limitação funcional, e muitas vezes necessita ser encaminhado prontamente ao pronto atendimento ortopédico.

Quais os sintomas de uma luxação da patela ? Como diagnosticar ?
Os principais sintomas na fase aguda são : dor intensa , derrame articular ( hematose ) , limitação funcional e limitação da extensão geralmente .
Alguns pacientes apresentam a forma recidivante da luxação , com mais de um episódio frequentemente.

Imagem clínica de deslocamento lateral anormal da patela.
O diagnostico se baseia numa história clínica detalhada , exame físico específico minucioso e exames de imagem.


Imagem de RNM demonstrando ruptura do ligamento patelofemoral medial ( setas preta e branca ) e lesão da cartilagem da patela ( seta cinza maior )
Qual o tratamento ?
O tratamento na fase aguda da luxação consiste na redução da patela de volta ao seu lugar de origem. Após redução o joelho é imobilizado para controle da dor por algumas semanas e após esse período é iniciada fisioterapia para recuperação de arco de movimento do joelho .
Casos de luxação frequente ( recidivante ) devem ser avaliados cuidadosamente a fim de se identificar os fatores que predispõe a luxação e corrigi-los durante o tratamento cirúrgico.





Comentários