top of page
  • Foto do escritorC.N.O.T em Destaque

Luxação da patela / Instabilidade patelar

A patela articula-se com o femur durante o movimento de flexo-extensão do joelho e é mantida congruente a tróclea femoral por um complexo sistema de ligamentos , músculos e a arquitetura óssea.


Quando um paciente apresenta qualquer episódio de deslocamento da patela de origem traumática estamos frente a um episódio de luxação ( deslocamento verdadeiro ) da patela. Como todo episódio de luxação articular o paciente refere dor intensa e limitação funcional, e muitas vezes necessita ser encaminhado prontamente ao pronto atendimento ortopédico.



Quais os sintomas de uma luxação da patela ? Como diagnosticar ?

Os principais sintomas na fase aguda são : dor intensa , derrame articular ( hematose ) , limitação funcional e limitação da extensão geralmente .

Alguns pacientes apresentam a forma recidivante da luxação , com mais de um episódio frequentemente.


Imagem clínica de deslocamento lateral anormal da patela.


O diagnostico se baseia numa história clínica detalhada , exame físico específico minucioso e exames de imagem.



Imagem de RNM demonstrando ruptura do ligamento patelofemoral medial ( setas preta e branca ) e lesão da cartilagem da patela ( seta cinza maior )


Qual o tratamento ?

O tratamento na fase aguda da luxação consiste na redução da patela de volta ao seu lugar de origem. Após redução o joelho é imobilizado para controle da dor por algumas semanas e após esse período é iniciada fisioterapia para recuperação de arco de movimento do joelho .


Casos de luxação frequente ( recidivante ) devem ser avaliados cuidadosamente a fim de se identificar os fatores que predispõe a luxação e corrigi-los durante o tratamento cirúrgico.



168 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page