Artroscopia do Joelho

A artroscopia do joelho é uma cirurgia minimamente invasiva realizada através de 2 pequenas incisões através das quais o cirurgião utiliza instrumentos próprios acoplados a uma câmera de alta definição para enxergar e trabalhar dentro da articulação do joelho.

É uma cirurgia ambulatorial , na qual o paciente interna no mesmo dia e recebe alta por um dos membros da equipe ao final do dia .

Quais lesões são tratadas por artroscopia ?

Quase todas as cirurgias e lesões esportivas do joelho são tratadas através dessa técnica :

- Lesões dos meniscos

- Rupturas do LCA

- Lesões da cartilagem

- Retirada de corpos livres

- Sinovectomias

Como é o procedimento ?

Através dessas 2 pequenas incisões a articulação do joelho é vista por dentro ( através da câmera de alta definição ) . As estruturas internas como os meniscos , ligamentos e a cartilagem são inspecionadas e as lesões das mais diversas são corrigidas e tratadas.

Preciso ficar internado ?

Normalmente é uma internação de curta duração , ambulatorial , com o paciente recebendo alta no mesmo dia da cirurgia.

Quanto tempo dura essa cirurgia ?

Isso depende da lesão a ser reparada , da condição da articulação do paciente e do número de lesões a serem corrigidas.

Pode durar de 20 minutos a 1 hora , sendo o mais importante que se consiga atingir os objetivos cirúrgicos esperados.

Lesão meniscos tratada através de artroscopia para regularização das bordas da lesão e melhora da dor.

Quais os riscos ? Quais os resultados ?

Por se tratar de uma cirurgia minimamente invasiva, os riscos ( infecção , trombose , problemas na cicatrização … ) são muito baixos . Estamos preparados para orientá-lo sobre riscos X benefícios X indicações desse tipo de procedimento.

O resultado de uma cirurgia artroscópica quando bem indicada é o retorno ao esporte em condições similares as anteriores à lesão.