Prótese Total do Joelho

A prótese de joelho é uma das maneiras de se tratar a artrose em estágios mais avançados, quando a dor e limitação do paciente não melhoram com tratamento conservador . Consiste em promover cirurgicamente a substituição da articulação afetada por um componente tibial e femoral metálico e um polietileno central. Nos casos em que o joelho sofreu mudança do eixo de carga a cirurgia busca também alinhar novamente esse eixo, melhorando o padrão de marcha do paciente e a dor.

Existem as próteses importadas e nacionais, sendo que a diferença básica entre elas é a qualidade do instrumental ( material utilizado pelo cirurgião durante a cirurgia ) e a durabilidade da mesma, com trabalhos mostrando esses dados.

Como é uma prótese ?

Existem 3 componentes principais de uma prótese : componente femoral , componente tibial e polietileno . Existe também o componente patelar que pode ser utilizado quando a patela também está muito acometida e em doenças inflamatórias ( artrite reumatoide , lúpus … )

Como é feito o procedimento ?

Através de uma incisão anterior de aproximadamente 12 cm no joelho , a articulação será abordada e a cartilagem gasta será retirada com auxílio de guias e instrumentais apropriados utilizados pelo cirurgião . Além disso será feito um equilíbrio ( balanço ) de partes moles ( tendões , músculos … ) a fim de se adequar a prótese ao joelho na melhor forma possível , corrigindo os defeitos ósseos e alinhando o membro operado, dessa maneira corrigindo o desvio pré-existente.

Corte ósseo femoral e preparo do osso para receber componente femoral no formato desejado.

Radiografias de uma prótese do joelho em vista anterior e de perfil.

O que é prótese navegada ?

A prótese navegada é a mesma cirurgia quando realizada com o auxílio de um computador , marcadores ósseos inteligentes e telas de alta definição auxiliando a realizar os cortes ósseos e balanço ligamentar de uma forma muito precisa. Na CNOT você encontra profissionais treinados a realizar essa cirurgia pela técnica navegada ou convencional .

Quais os riscos ?

A principal preocupação é a infecção , complicação que ocorre em 1 a 2 % dos casos e está diretamente relacionada ao status clínico do paciente , tempo cirúrgico e condições do centro cirúrgico . Por isso é importante o controle das doenças prévias do paciente , avaliação clínica pré-operatória, cirurgia realizada por equipe treinada , em tempo adequado e em hospitais de referência , com suporte para esse tipo de procedimento. Na CNOT nos preocupamos e cuidados de todos os passos dessa cirurgia , a fim de evitarmos ao máximo essa complicação.

Quais os resultados ?

O principal objetivo desse tipo de cirurgia á a melhora da dor e qualidade de vida dos pacientes . Quando bem indicada e bem realizada a taxa de sucesso situa-se entre 85-95% .

Consideramos a indicação fator essencial para o sucesso dessa cirurgia . Nossos pacientes recebem toda orientação sobre sua doença ( artrose ) , o tratamento conservador , a necessidade ou possibilidade do tratamento cirúrgico e participam das tomadas de decisão.