Artrose do Joelho

A artrose ou mais atualmente a osteoartrite do joelho é uma doença mecânica e inflamatória que leva a destruição da cartilagem articular de forma progressiva , podendo atingir um ou mais compartimentos da articulação do joelho ( artrose tricompartimental ).

São fatores que predispõe a artrose do joelho lesões meniscais ou ligamentares prévias, sobrepeso, desvio do eixo articular ( joelho varo ou valgo ), fraturas articulares prévias ( artrose pós traumática ) e causas genéticas e hereditárias .

Quais os sintomas ? Como fazer o diagnóstico ?

Os principais sintomas são : a dor mecânica que é a dor que piora ao se iniciar os movimentos e apresenta certa melhora com a movimentação, inchaço articular , dor progressiva e até mesmo limitante ou incapacitante das atividades de vida diária ( dependendo do grau de artrose ) e deformidade dos membros inferiores ( gelo varo ou valgo )

O diagnóstico é feito através de uma anamnese detalhada , exame físico adequado e exames de imagem .

Radiografia demonstrando pinçamento do espaço articular medial com contato ósseo e deformidade em varo dos joelhos em paciente com artrose grave.

Qual o tratamento ?

Os casos leves ou moderados e sem desvio do eixo devem ser tratados inicialmente de forma não cirúrgica . O tratamento conservador consiste em uma análise individualizada do paciente , buscando entender suas limitações e objetivos a fim de se escolher a melhor proposta terapêutica.

Reeducação funcional , atividades físicas individualizadas , melhora do padrão muscular da coxa , alongamentos , juntamente com perda de peso e mudança de alguns hábitos de vida podem melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes, não sendo necessário recorrer ao tratamento cirúrgico.

O tratamento medicamentoso também traz benefícios . Analgésicos e antiinflamatórios podem ser utilizados para alívio dos sintomas. Medicamentos específicos para a cartilagem articular como os condroprotetores, o colágeno e a viscossuplementação ( injeção de ácido hialurônico intra articular ) podem diminuir a velocidade de progressão da doença e aliviar os sintomas.

Quando preciso de um tratamento cirúrgico ?

O tratamento cirúrgico da artrose do joelho é reservado a aqueles pacientes que não melhoraram após o tratamento conservador ou aqueles que apresentam grande limitação de suas atividades de vida diária e desvio do eixo dos membros inferiores.

Consiste basicamente na substituição da cartilagem articular gasta por uma prótese articular, que pode ser total ou unicompartimental.