• C.N.O.T em Destaque

Dor Anterior do Joelho

Entende-se por dor anterior do joelho um quadro de dor e desconforto na região anterior da patela e retináculos medial e lateral, que pode ser causada por diversas situações clínicas . Muitas vezes a dor é sintoma isolado ou pode vir acompanhada de inchaço, crepitação articular e desconforto em subidas e descidas. Algumas das situações que causam dor anterior no joelho são : condromalácea patelar, artrose patelofemoral , distúrbios e desequilíbrios musculares e lesões condrais da patela.

Quais os principais sintomas ? Como se faz o diagnostico ?

Na maioria dos casos o paciente queixa-se de dor na região da patela , muitas vezes irradiada para o lado medial e lateral do joelho, com piora em subidas e descidas e sensação de “areia" dentro do joelho ( crepitação articular ). Muitas vezes essa dor pode se apresentar também após longos períodos na posição sentada , fato que antigamente classificava essa dor como “dor do cinema “.

O diagnóstico é feito através de uma anamnese detalhada , exame físico específico e exames complementares como radiografias e ressonância magnética do joelho.

Qual o melhor tratamento ?

Na grande maioria da vezes o tratamento não cirúrgico possibilita que os pacientes melhorem da dor e retornem a um nível satisfatório de atividade física . Esse tratamento consiste em fisioterapia , alongamentos, controle da dor, medicação específica para cartilagem e reeducação e reequilíbrio muscular.

O tratamento cirúrgico está indicado na falha do tratamento conservador ou persistência dos sintomas . Uma avaliação individualizada da clínica e exames de imagem dos pacientes será feita e estudada para propor o procedimento cirúrgico mais adequado.