top of page
  • Foto do escritorC.N.O.T em Destaque

Tratamento Conservador da Condromalacea / Dor Anterior no Joelho

A dor anterior do joelho ( dor que o paciente sente na frente do joelho ) pode ser causada por diversas situações. Geralmente é uma dor que piora ao subir ou descer escadas , ao permanecer muito tempo na posição sentada e muitas vezes é acompanhada de "barulhos " no joelho.


As principais causas que levam a dor anterior no joelho são :

- Condromalácea patelar

- Plica patelar inflamada

- Disfunção Patelo-femoral

- Artrose Patelo-femoral

- Instabilidades patelares

- Lesões Condrais ( na cartilagem ) da patela


O tratamento conservador para a dor anterior do joelho envolve uma avaliação detalhada do paciente através de um exame físico específico buscando avaliar os fatores desencadeantes e um exame de imagem completo ( RX , CT , RNM ) a fim de se verificar a situação da cartilagem , geometria óssea e a relação entre todas as estruturas envolvidas na causa da dor.


A primeira linha de tratamento da dor anterior do joelho é o tratamento conservador ( não cirúrgico ) que consiste no controle da dor , reequilíbrio muscular do joelho , quadril e musculatura pélvica, através de exercícios e alongamentos direcionados por fisioterapeuta.


Área de dor referida na dor anterior do Joelho.


O tratamento medicamentoso visa controle da dor com analgésicos principalmente , anti-inflamatórios em situações específicas e medicamentos para a cartilagem articular ( condroprotetores e suplementarão de colágeno )


Conjuntamente ao tratamento medicamentoso a fisioterapia buscando um reequilíbrio muscular deve ser iniciada . O joelho é o foco principal , mas o paciente deve ser tratado como um todo , buscando fortalecer e equilibrar a musculatura do core ( coluna , pelve e quadril ), uma vez que muitas vezes a dor anterior do joelho pode ser devido a um desequilíbrio na função da musculatura do quadril ou coluna lombar . Essa situação de desequilíbrio no quadril levando a dor no joelho é muito comum em mulheres entre 15-55 anos .


Mudança em alguns hábitos de vida , controle do peso corporal e tipo de atividade física também dever ser abordados durante o tratamento da dor anterior do joelho .


Algumas situações que merecem atenção :

- Evitar o uso de saltos altos durante todo o dia

- Não sentar em cadeiras baixas

- Não permanecer de pernas cruzadas longos períodos

- Se possível evitar escadas durante o tratamento

334 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page