top of page
  • Foto do escritorC.N.O.T em Destaque

Tratamento Conservador para Lesões Meniscais

O objetivo do tratamento conservador para lesões meniscais é promover alívio da dor através do uso de medicamentos ( analgésicos e anti-inflamatórios ), promover gradualmente ganho de arco de movimento no joelho , fortalecer a musculatura da coxa ( quadríceps ) , quadril e core a fim de se reestabelecer sua qualidade de vida o mais rápido possível.


O controle da dor também pode ser feito com o uso criterioso de medicações através de uma infiltração articular. O uso racional desses medicamentos auxilia muito para se obter uma melhora mais ráripa e efetiva da dor , permitindo o início dos exercícios precocemente.


Lesões degenerativas dos meniscos são mais vistas em pacientes acima de 50 anos. Essas lesões frequentemente vem acompanhada de alterações na cartilagem e no osso logo abaixo dela ( osso subcondral ), evidenciado na RNM como edema ósseo. Essas lesões merecem especial atenção , uma vez que durante seu tratamento é muito importante um período de retirada de carga ( peso corporal ) dos meniscos através do uso de muletas ou bengalas e carga reduzida. Com o passar do tempo e melhora dos sintomas o paciente irá voltar a deambular normalmente.


USO DE BENGALAS:

- O topo da bengala deve ter a altura de seu pulso quando estiver em pé

- O seu cotovelo deve dobrar suavemente ao segurar a bengala

- Segure a bengala com a mão oposta ao lado que precisa do apoio

- Ao caminhar, a bengala e a perna lesionada devem tocar o chão ao mesmo instante

- Para começar a andar, coloque a bengala a um pequeno passo a frente de seu membro machucado. Apoie a bengala no chão ao mesmo tempo que apoiar o pé de sua perna ferida no chão para dar o primeiro passo. Dê o segundo passo com a perna normal. Repita as ações sucessivamente.



Subir escadas com a bengala:

- A bengala deve estar na mão oposta ao lado da perna lesionada

- Primeiro você deve subir o degrau com a perna normal

- Depois, suba o mesmo degrau com a perna lesionada e a bengala de apoio

- Se possível segure no corrimão

- Para descer as escadas, primeiro coloque sua bengala e depois sua perna machucada. Depois coloque a perna normal a qual levará o peso do corpo

Durante todo o período de tratamento a fisioterapia é de fundamental importância para manter a musculatura ativa e ganhar fortalecimento da coxa . Exercícios específicos de fortalecimento , alongamento e pilates serão orientados .


Após melhora dos sintomas , retorno de um padrão normal de marcha e fortalecimento , o paciente poderá começar exercícios em academia externa , hidroginástica ou pilates .





1.976 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page