top of page
  • Foto do escritorC.N.O.T em Destaque

Meniscectomia parcial

A meniscectomia parcial consiste na retirada através da artroscopia de um fragmento ou lesão do menisco lesionado. Pode ser feita para a lesão do menisco lateral , menisco medial ou ambos . É uma cirurgia ambulatorial , na qual o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia .



Como é o processo de reabilitação ?

A meniscectomia parcial propicia ao paciente um retorno bastante rápido a suas atividades de vida diária e esportivas. O tempo de retorno ao esporte vai depender das lesões associadas e do processo de reabilitação em si.


Geralmente, depois de qualquer operação no menisco, a primeira parte da reabilitação envolve o gelo 3 vezes ao dia por 20 minutos, não apoiar o pé no chão e caminhar com bengalas canadenses.

Depois de 2 dias, você começará um ciclo de fisioterapia para recuperar a completa funcionalidade que o joelho permite.

Os objetivos da reabilitação são a recuperação da força muscular, a flexibilidade do joelho, o equilíbrio e a coordenação.


Não pode ser efetuada em todos os pacientes a mesma reabilitação, é diferente dependendo da idade do paciente, das tarefas que executava antes da lesão e do tipo de cirurgia.


Em qualquer caso, na fase inicial são realizados exercícios isométricos para o quadríceps e os isquiotibiais, mobilização e reforço das outras articulações da extremidade inferior, ou seja, tornozelo e quadril.


Sucessivamente, em caso de meniscectomia parcial, começar a mobilização passiva da patela, a massagem do quadríceps e possivelmente a estimulação elétrica do quadríceps.


Temos de começar logo que possível mover ativamente o joelho, sentado no sofá ou deslizando num skate sentado.

É necessário pedalar em bicicleta ergométrica com dureza progressiva e realizar exercícios em cadeia cinética fechada, no final do tratamento se deve fazer alongamento do quadríceps e dos isquiotibiais.

Após 30 minutos de bicicleta ergométrica será já apreciável uma melhoria da amplitude de movimento.


Bicicleta ergométrica para recuperar o movimento


Depois de pelo menos 20 dias será possível usar a a bicicleta na estrada e retomar o esporte suavemente para retornar às atividades esportivas competitivas.

É necessário sempre considerar a dor e o inchaço do joelho, se tende a agravar-se, é necessário reduzir a carga da reabilitação e o uso do gelo no final do tratamento.

A convalescença após a meniscectomia seletiva ( parcial ) é menor em consideração a uma meniscectomia total ou uma sutura meniscal.

Se o menisco medial é operado, no caso de meniscectomia parcial é possível retornar a atividade esportiva mesmo depois de 2/3 semanas.


A mesma operação efetuada no menisco lateral requer dos tempos de cicatrização muito mais longos, até 2 meses.

Uma reabilitação acelerada pode criar danos à cartilagem.

Quem trabalha em pé deve esperar que passe pelo menos um mês e meio.

O mesmo período ( 2 meses ) é necessário para retornar ao esporte.


Algumas orientações gerais :

- não coloque nenhum travesseiro em baixo do seu joelho, pois isso pode atrapalhar e restringir ganho de movimento no pós-operatório

- Faça gelo a cada 2 horas por 20 min

- Durma na posição que for mais confortável

- Faça exercícios com as pernas diariamente

- Faça caminhadas 3 x dia

- Voltar a dirigir após 7 dias quando recuperar um bom controle motor para sua segurança

- Relações sexuais quando estivar confortável e sem dor

- Para subir degraus, utilize primeiro a perna não operada. Para descer degraus, utilize primeiro a perna operada.

- Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe

4.923 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page