top of page
  • Foto do escritorC.N.O.T em Destaque

Sutura Meniscal

A cirurgia de sutura meniscal devido uma lesão do menisco medial ou lateral é realizada através de artroscopia ( minimamente invasiva ). Consiste em suturar ( “costurar “) uma lesão do menisco a fim de que a mesma cicatrize , preservando dessa forma essa importante estrutura do joelho . Porém não é toda lesão meniscos que é passível de ser suturada . Geralmente está indicada em pacientes jovens ( < 40 anos ) , com lesão extensa em área periférica dos meniscos ( vascularizado ) e recente ( < 2 meses ).



Como é o processo de reabilitação ?


Geralmente, depois de qualquer operação no menisco, a primeira parte da reabilitação envolve o gelo 3 vezes ao dia por 20 minutos, não apoiar o pé no chão e caminhar com bengalas canadenses.

Depois de 2 dias, você começará um ciclo de fisioterapia para recuperar a completa funcionalidade que o joelho permite.

Os objetivos da reabilitação são a recuperação da força muscular, a flexibilidade do joelho, o equilíbrio e a coordenação.


Não pode ser efetuada em todos os pacientes a mesma reabilitação, é diferente dependendo da idade do paciente, das tarefas que executava antes da lesão e do tipo de cirurgia.


Em qualquer caso, na fase inicial são realizados exercícios isométricos para o quadríceps e os isquiotibiais, mobilização e reforço das outras articulações da extremidade inferior, ou seja, tornozelo e quadril .


Especificamente na sutura meniscal , o processo de reabilitação é mais lento quando comparada a uma meniscectomia parcial ( remoção parcial do menisco ). Envolve as seguintes fases :


0 - 30 dias : Exercícios de contração do quadríceps , isométricos da coxa, ganho lento e progressivo do ADM ate 90 graus e carga parcial com muletas para proteger a sutura.

30 - 60 dias : Inicia-se carga total , aumento progresivo no ganho de força muscular e carga sem muletas

60 - 90 dias : fortalecimento global em academia , carga total, ADM total , treino proprioceptivo .

4 meses ( 120 dias ) : retorno ao esporte


Em todas as fases manter gelo 4-5 vezes ao dia por 20 minutos .


OBS: Em caso de inchaço e dor recorrentes, entrar em contato com nossa equipe.

1.589 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page