top of page
  • Foto do escritorC.N.O.T em Destaque

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior



Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior


A reabilitação após uma reconstrução do LCA do joelho é iniciada logo no primeiro dia de pós operatório, com exercícios ativos e passivos para reativação do quadríceps ( músculo da coxa ) , ganho de arco de movimento da articulação através de movimentos controlados de flexo-extensão e apoio da perna operada no solo com auxílio de muletas . Esses exercícios são mantidos e aumentados gradualmente nos primeiros dias de acordo com o nível de dor e inchaço. Após uma sessão de exercícios deve-se aplicar gelo por 20 min, que deve ser repetido ao menos 5 x por dia.


Os cuidados com a ferida operatória incluem lavagem com água e sabão neutro e soro fisiológico, sempre com cuidado para não machucar e traumatizar a área operada com uso de escovação brusca e intempestiva.


Após limpeza ocluir o curativo com gaze e micropore. Evitar tomar sol diretamente sobre a cicatriz cirúrgica.


Obs : a saída de pequena quantidade de sangue e secreção clara pode ser normal durante o processo de cicatrização , porém qualquer aumento nessa drenagem , dor , vermelhidão local ou calor devem ser comunicados .


Após a retirada dos pontos que ocorre geralmente em 7-10 dias , inicia-se o programa de fisioterapia e reabilitação assistida por um fisioterapeuta , com uma programação de no mínimo 3 x por semana sob supervisão direta além de programa domiciliar a ser realizado nos outros dias e finais de semana.



Elevação e contração da coxa ( 3 séries de 10 repetições )



Contração isométrica da coxa ( 3 séries de 10 repetições )



Flexão controlada e ganho de ADM ( 3 séries de 5 repetições )


Algumas orientações para casa :

- não coloque nenhum travesseiro em baixo do seu joelho, pois isso pode atrapalhar e restringir ganho de movimento no pós-operatório

- Faça gelo a cada 2 horas por 20 min

- Durma na posição que for mais confortável

- Faça exercícios com as pernas diariamente

- Faça caminhadas 3 x dia

- Voltar a dirigir após 1 mês quando recuperar um bom controle motor para sua segurança

- Relações sexuais quando estivar confortável e sem dor

- Para subir degraus, utilize primeiro a perna não operada. Para descer degraus, utilize primeiro a perna operada.

- Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe


Fases da Reabilitação




Fase 0-45º dia:

A reabilitação começa no dia do procedimento. É gentil e consiste em recuperar todas as amplitudes articulares, em particular a extensão e a flexão até 120 ° de flexão. O fisioterapeuta vai despertar os músculos, permitirá restaurar a confiança ao paciente ao mesmo tempo em seus deslocamentos e seu atividades diárias.



A caminhada é permitida com a ajuda de um par de muletas e o apoio do membro inferior no solo permanece parcial por 7-14 dias.

Entre o dia 21 e 45, o suporte é retomado completamente para ter uma marcha subnormal no 45º dia.

Dirigir normalmente após 21-30 dias.


Fase 45º-3º mês:

O trabalho do fisioterapeuta continua três vezes por semana

Prática de ciclismo: permitido

Natação: permitido sob supervisão

O fortalecimento muscular será intensificado, bem como o trabalho de propriocepção para restaurar o controle muscular.

90º dia ( 3 meses ), retomada de uma atividade profissional "intensa" (trabalho de força)


Fase 3-6º mês:

Fase de reatletização do paciente onde um trabalho global é feito nos dois membros inferiores, os músculos abdominais, os músculos das costas


6º mês: reinício do esporte Este é o momento em que o paciente tem permissão para retomar suas atividades esportivas de forma progressiva dependendo das sensações porque sempre há uma apreensão bastante forte quando o atleta volta à sua atividade esportiva. Serão necessários de 2 a 3 meses a partir dessa fase para um melhor condicionamento muscular antes do retorno ao esporte.


9o mês : retorno ao esporte

Este é o momento de retornar a atividade esportiva se a musculatura estiver recuperada, o movimento total e o paciente sem dor. Solicitamos ao atleta nessa fase uma avaliação funcional , que poderá de uma maneira objetiva nos mostrar as condições de retorno ao esporte .




284 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page